Tema: Centenário da Chegada do Comboio a Lagos
FEIRA CONCURSO ARTE DOCE
Ao longo de 32 edições, as nossas doceiras e doceiros apresentam o seu inestimável talento e criatividade num certame que tem crescido de ano para ano para deleite dos mais gulosos e apreciadores da nossa rica doçaria regional. A emblemática Feira Concurso Arte Doce regressa em 2022 para a sua 33.ª edição, maior e melhor, com concertos, animação, artesanato, tasquinhas e, claro, muitos doces tradicionais.
UM DOCE DE PESO
A edição de 2019 ficou para a História de um dos eventos com mais antiguidade no concelho. Para além de uma modernização da sua imagem, a 32.ª edição viu também um aumento da área do recinto, o que permitiu acolher mais vendedores participantes nas áreas da doçaria, artesanato e tasquinhas. Mas as surpresas não se ficaram por aí. Foi também nessa edição que foi apresentado o maior Dom Rodrigo do mundo, com 125,4 kg, e que imediatamente entrou para o Guinness World Records. Esta homenagem a este doce com origem em Lagos ficou para a memória, pois fez as delícias dos visitantes deste certame.
A CRIATIVIDADE A CONCURSO
A Feira Concurso Arte Doce tem como missão a valorização e revitalização de uma das tradições mais genuínas do Algarve, a doçaria, a qual tem como reis o figo, a amêndoa e a alfarroba. É graças ao talento e à criatividade de doceiras e artesãos que esta iniciativa pela Câmara Municipal de Lagos tem crescido e atraído cada vez mais amantes da nossa gastronomia. Por esse motivo, a organização faz questão de reconhecer o seu contributo, premiando os melhores doces em categorias como “Tema Livre”, “Tema Obrigatório”, “Qualidade na Tradição” e “Doce de Inovação”.
A EDIÇÃO DE 2022
Aliado às celebrações do “Centenário da Chegada do Comboio a Lagos”, esse foi o tema escolhido para a edição de 2022, uma harmonia entre História e Doçaria. Ao longo de cinco dias (27 a 31 de julho), muitos serão os motivos para visitar a Feira Concurso Arte Doce, realizada no interior e zona envolvente do Complexo Desportivo de Lagos: deliciosos doces tradicionais, criativo artesanato, tentadores petiscos, área infantil para animar os mais pequenos, um palco secundário com artistas locais e um palco principal onde passarão os cabeças de cartaz deste ano: Rui Veloso (dia 27), Gabriel, o Pensador (dia 28), Dillaz (dia 29), Bárbara Bandeira (dia 30) e Mariza (dia 31). Nesta edição também estarão presentes produtos regionais representativos da Estremadura, a região convidada deste ano a participar na Feira.
Música ao vivo
Tasquinhas tradicionais
Arte Local
Prémios melhores doces